O que é alergia

Alergia: são reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substâncias (é uma resposta imunológica anormal), mesmo em quantidades pequenas.

Alérgeno: substância responsável pela reação alérgica.

O que é rinite alérgica?
É uma inflamação alérgica da mucosa do nariz.
Muitas vezes, pode ser confundida com “resfriados de repetição”. Os sintomas principais são: espirros seguidos (geralmente pela manhã), coriza, obstrução nasal e coceira (nariz, garganta, olhos, ouvidos).

O que é asma?
A asma (bronquite alérgica ou bronquite asmática ) é uma doença que acomete o sistema respiratório, caracterizando-se pelo estreitamento e inflamação dos brônquios, provocando crises de tosse, chiado no peito e falta de ar.

O que é dermatite atópica (eczema atópico ou alérgico)?
Uma doença alérgica de pele que geralmente acomete crianças e pode evoluir até a fase adulta. As lesões são mais freqüentes nas dobras do corpo e sua a localização pode mudar com a idade. Os sintomas principais são a coceira, erupção avermelhada e depois seca com descamação nas regiões afetadas. O fator hereditário é comum e freqüentemente podem ser identificados outros casos de alergia (respiratórias ou cutâneas) na família.

O que é conjuntivite alérgica?
Os sintomas são crises recorrentes de inflamação alérgica na conjuntiva dos olhos, com vermelhidão, lacrimejamento e coceira. É comum ocorrer simultaneamente com rinite alérgica ou asma.

O que é urticária?
Identifica-se por lesões de aspecto avermelhado, com vergões (inchaço) na pele, de tamanho e intensidade variável, sem bordas regulares, afeta qualquer parte do corpo e sua localização varia freqüentemente. A coceira é intensa. Pode persistir minutos ou dias e, as vezes, tornar-se crônica (duração de meses).

O que é angioedema?
Quando a inflamação alérgica atinge as camadas mais profundas da pele, aparecem lesões de aspectos esbranquiçado e inchaço, podendo acompanhar a urticária (pálpebras, lábios, orelha, garganta). Quando acomete a glote (garganta) pode provocar asfixia.

Alergia por picada de insetos
Algumas espécies de insetos, quando picam o indivíduo alérgico, podem provocar sintomas que variam desde uma pequena placa de urticária até o choque anafilático (queda da pressão arterial e parada cárdio-respiratória). Necessita de pronto atendimento de urgência. É importante a identificação da espécie de inseto que provocou a sensibilização.

Alergia alimentar
Nem todas as reações causadas por ingestão de alimentos são alérgicas (por ex.: as intoxicações, as intolerâncias alimentares por deficiência de lactase ou reações por aditivos químicos como conservantes, corantes, etc.). Os sintomas são semelhantes em todos os tipos de reação (alérgica e não alérgica), o que os diferencia são os mecanismos e consequentemente o tratamento. As reações podem ocorrer no local (aparelho digestivo) ou serem disseminados (em todo corpo). Os principais sintomas são: dor abdominal, cólicas, vômitos, diarréia, sintomas de rinite e/ou asma e choque anafilático. Os principais alimentos que causam alergia são: leite, ovo, trigo, amendoim, soja, peixes e frutos do mar. O tratamento é evitar os alimentos causadores. Não existe indicação de tratamento com vacinas para alergia alimentar.

O que é eczema de contato?
Eczema de contato ou dermatite de contato se origina pelo contato direto do alérgeno com a pele do indivíduo, se previamente sensibilizado pela substância em questão. O número de substâncias que podem produzir eczema de contato é enorme e as mais freqüentes são o sulfato de níquel (bijuterias, brincos, anéis, pulseiras), cosméticos, perfumes e a borracha.